O Provedor de Justiça, Isaque Chande, afirmou que a participação da Provedoria de Justiça na 60ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) constitui uma oportunidade estratégica para dar a conhecer os serviços da instituição e reforçar a proximidade com os cidadãos.
Falando na quinta-feira, 28 de Agosto, durante a sua visita à FACIM, Isaque Chande sublinhou que muitos moçambicanos ainda desconhecem a função do Provedor de Justiça, motivo pelo qual a presença nesta que é a maior feira de negócios do país representa um espaço privilegiado para interagir com o público e esclarecer o papel deste órgão.




“Para nós, a FACIM é uma oportunidade para expor os nossos serviços e colocarmo-nos à disposição do cidadão. Ainda há muita gente que não sabe qual é a função do Provedor de Justiça. Cidadãos nacionais e estrangeiros residentes em Moçambique podem vir aqui para perceber o que fazemos, como fazemos e como podem aceder aos nossos serviços. Isso, para nós, é uma grande oportunidade”, afirmou.
O Provedor de Justiça explicou ainda que qualquer cidadão que se sinta insatisfeito com uma instituição do Estado pode recorrer à Provedoria de Justiça, que tem a missão de interceder e ajudar a resolver os problemas apresentados.
“Sempre que o cidadão estiver insatisfeito com alguma instituição do Estado pode procurar o Provedor de Justiça. Nós ajudamos a resolver as preocupações, aproximando-nos das instituições visadas para encontrar soluções”, acrescentou.
Durante a visita, o Provedor de Justiça percorreu vários pavilhões da FACIM, onde interagiu com expositores de diferentes áreas, inteirando-se sobre os produtos e serviços apresentados. O Provedor de Justiça recebeu brindes e assinou o livro de honra no stand do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), deixando registada a sua passagem.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Provedoria participa na FACIM. Comparando com a edição de 2024, Chande considerou que a presente mostra estar melhor organizada, não apenas pelo número de expositores, mas também pela qualidade dos produtos e serviços apresentados.
O stand da Provedoria de Justiça está instalado no Pavilhão Nachingwea, onde os cidadãos têm a oportunidade de obter informações, apresentar preocupações e conhecer melhor os mecanismos de denúncia disponíveis.
A 60ª edição da FACIM decorre de 25 a 31 de Agosto de 2025, em Ricatla, distrito de Marracuene, sob lema: “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento sustentável e competitivo de Moçambique”, reunindo expositores nacionais e internacionais de diversos sectores de actividade.







