Ainda no âmbito das actividades desenvolvidas pela equipa da Provedoria de Justiça na Província do Niassa, com apoio do PNUD, no dia 22 de Agosto, sexta-feira, teve lugar, a convite da Direção do Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências (UniRovuma), na cidade de Lichinga, uma palestra dirigida maioritariamente a estudantes do curso de Direito, e alguns do curso de História.
A palestra, subordinada ao tema “O papel do Provedor de Justiça e mecanismos de denúncia”, decorreu na sala de TIC’s do Campus de Nángala e foi proferida pela Assessora do Provedor de Justiça, Felismina Muhacha, sob moderação do Prof. Doutor Júlio Pedro, docente e Provedor dos Estudantes daquela universidade.
Na sua intervenção, a oradora apresentou a evolução histórica que levou à criação da figura do Provedor de Justiça, pela primeira vez na Suécia há mais de 200 anos, até à eleição do primeiro Provedor de Justiça em Moçambique e às suas competências actuais.
Destacou igualmente a importância de os formandos da UniRovuma se apropriarem da informação sobre a Provedoria de Justiça, não apenas como matéria de estudo, mas também como ferramenta para melhor servir os cidadãos que, no futuro, poderão recorrer a este órgão durante as suas carreiras profissionais.

A palestra foi calorosamente acolhida pelos estudantes, que transformaram a sessão num debate interactivo e participativo, demonstrando interesse e capacidade de disseminar os conhecimentos adquiridos.
No encerramento, a Assessora do Provedor de Justiça, Judite Zimba, apresentou as notas conclusivas, enquanto o Prof. Doutor Júlio Pedro manifestou abertura para acolher futuras visitas da Provedoria de Justiça e de outras instituições, no sentido de promover o conhecimento da legalidade e da justiça em prol dos cidadãos.