PROVEDORIA DE JUSTIÇA CAPACITA QUADROS PARA USO DO NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE QUEIXAS

Com vista a aprofundar conhecimentos e aprimorar competências técnicas para o melhor uso do sistema de gestão de queixas, quadros da Provedoria de Justiça participaram, na semana finda, numa formação ministrada pelo Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE).
O objectivo principal da formação foi garantir que os utilizadores do sistema estejam aptos a inserir e acompanhar os processos no aplicativo, concebido para informatizar a tramitação de todas as queixas e demais expedientes da instituição.
Actualmente em fase de testes, o sistema já regista a inserção de 223 processos referentes ao período 2025–2026. Numa fase posterior, serão igualmente incorporados os processos desde 2012, ano em que a Provedoria de Justiça iniciou a sua actividade no país.
Para além da gestão de queixas, a plataforma permitirá também a tramitação de processos internos, como pareceres e outros expedientes, funcionando em paralelo com o sistema manual.
Segundo explicou o Chefe do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação, Gonçalves Bié, os processos físicos e electrónicos vão ser tramitados em simultâneo, de modo a aferir se o sistema responde efectivamente às necessidades da instituição.
Da formação beneficiaram o Provedor de Justiça, o Secretário-Geral, Assessores e técnicos da secretaria. A criação do sistema insere-se no âmbito de um Memorando de Entendimento entre a Provedoria de Justiça e o INAGE, que visa fortalecer a cooperação institucional e consolidar mecanismos de articulação sistemática entre as duas entidades.
Previous METUGE ACOLHE FEIRA DE ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Nossos Contactos

Av. Julius Nyerere nº 1515, Cidade de Maputo

Seg – Sexta: 7:30 AM – 15:30 PM

Novidades

As últimas notícias, artigos e recursos do PJ enviados directamente para sua caixa de entrada todos os dias.

Provedor de Justiça © 2025 | Todos Direitos Reservados